
Tinoni
Opinião
"Tinoni" é uma música de Tóy Tóy T-Rex, lançada em 2020, é uma música calma e que conta um pouco da história e do inicio do artista, o mau caminho pelo qual ele podia ter seguido mas que acabou por "escorregar" de lá e quais são agora os seus objetivos.
Música original: https://www.youtube.com/watch?v=mtxVG-F3gpk
Dicas na letra
Nota: não está aqui a letra completa, apenas algumas das dicas que achei mais interessantes trazer e nas quais dou a minha opinião sobre o que elas significam, caso não tenhas percebido alguma outra dica ou não concordes com alguma das coisas que escrevi aqui entra em contacto comigo !!
Podia tar no block
A fugir do tinoni
Mas como o mundo é torto
Eu escorreguei daí
Hoje eu tou no oceano
Só quero viver fixe
Tipo eu tou no oceano
Só quero viver fixe
Flash backs de onde o nosso ponto começa
E eu 'tou com um pouco de pressa
Mas não posso bater muito crâni
Se não ainda parto a cabeça
Ainda tenho que afinar instrumentos
Tirar muita coisa da frente
Posso fumar e beber imenso
Mas nunca esqueço de onde eu venho
Smyle disse "meu puto vais ser grande"
Eu só espero não me espantar com o meu tamanho
Então não tem como parar esse kid
Não tem como parar esse kid
Tipo um arrasto obcecado
Não tem como parar esse kit
Tou a limpar esse game, é Skip
Eu podia tar na street
A vender aquele mambo que
Quando tu fumas faz-te ver o Lilo e Stitch
Mas abracei o meu lado mais strong
Nigga beefa a ver se anima a sua conta
Mesmo sabendo que a nossa merda é grande
Tipo saiu do cu dum rinoceronte eh
T-rex diz aqui que ele podia estar no “block”, no seu bairro, a fugir do “tinoni”, pode ser a fugir da polícia ou da ambulância ou seja, a fugir da prisão ou do hospital, da morte.
“Mas como o mundo é torto”, como o mundo é imprevisível e cheio de surpresas, “eu (T-rex) escorreguei daí” fugi dessa vida de crime e perigosa na qual podia acabar preso ou morto.
“oceano” remete-nos para um sitio tranquilo, talvez à beira mar, e depois temos um jogo de palavras com ”viver fixe”, ou seja, fish é peixe em inglês e os peixes vivem no oceano e também viver fixe, ou seja, viver bem.
T-rex tem memórias de como tudo começa e lembra-se de viver com pressa, ou seja, viver de uma forma muito arriscada e que o pode prejudicar, chegando assim mais perto da hora da morte ou da prisão.
Ainda tem que “afinar instrumentos”, ou seja, ainda tem assunto por resolver antes de poder endireitar a sua vida.
Por muito que beba e me divirta e esteva no topo da sua vida, T-rex nunca se vai esquecer de onde vem, de como começou.
Referência a “Smyle”- youtuber/rapper dono do canal “os primos” que pode significar que T-rex tinha apoio e aprovação de pessoas já da área e “só espero não me espantar com o meu tamanho” significa que ele espera não se deslumbrar com a sua fama.
T-rex usa agora palavras em inglês para fazer as terminações e diz que não tem como parar esse kid, esse rapaz, referindo-se a ele mesmo, ou seja, ninguém pode fazer nada para o parar e diz que está obcecado, ou seja, que está extremamente focado em fazer música e atingir os objetivos e que ninguém pode fazer nada para parar o este kit ou seja este conjunto (T-rex + foco), diz ainda que está a limpar o game, a concorrência, que está a dar skip, ou seja que está a derrotar e a ultrapassar todos os rappers um por um.
Aqui T-rex volta a referenciar o que já disse no refrão, ou seja, que ele podia estar nas ruas a vender droga, mas que deu a volta por cima.

