top of page

Não tou sozinho

Opinião

"Não tou sozinho" é uma música do Bispo, produzida por FRANKIEONTHEGUITAR e misturada por Michael “Mic” Ferreira. Lançada em 2020 esta música faz parte do álbum “Mais Antigo”, também este lançado no mesmo ano. Este som é um som lento mas com bastante ritmo, e é uma espécie de “carta aberta” do Bispo para a vida ou para alguém que o queira derrubar, nela  ele diz que não está sozinho, que tem família do lado dele e que nada o vai tirar do seu caminho para alcançar os seus objetivos.

Música original: https://www.youtube.com/watch?v=9Q-5dusZhuE

Dicas na letra

Nota: não está aqui a letra completa, apenas algumas das dicas que achei mais interessantes trazer e nas quais dou a minha opinião sobre o que elas significam, caso não tenhas percebido alguma outra dica ou não concordes com alguma das coisas que escrevi aqui entra em contacto comigo !!

Dá uma beca mais de volume, 'tá fixe

Eu sei que a vida foi uma puta e não foi só comigo
Levei muita fruta mas nunca me dei por vencido
Tenho vencido várias lutas, tenho conseguido
Tenho seguido o meu caminho me'mo que fodido

Já fui ao chão, mas levantei-me a lição veio de obriga
Eu limpo a cara e siga
Até à despedida sigo, pode ser que consiga
Honrar a família, e vê-los todos com barriga
Poder dizer a qualquer um deles: qualquer coisa liga

A vida não é fácil, e muitas vezes deita-nos ao chão, tal como fez com o Bispo mas sempre que isso acontece ele volta a levantar-se e a seguir o seu caminho, porque tem o objetivo de honrar a sua família, de lhes dar “barriga”, ou seja, de lhes dar comida, os bens básicos para a sobrevivência.

Faltei, fiz falta, aos meus putos isso deixou ferida
Agradeço à minha ex, ela foi minha amiga
Mais que umas fodas, ela ouviu-me e disse-me: acredita
E eu acreditei
Disse-lhe: lembra-te e bazei
Quero que ela esteja bem

Ela sabe o quanto é, não vou falar disso
Viu algumas coisas que eu passei, tentou passar juízo
E me'mo com aquilo que eu passei eu mostrei um sorriso!
Sorrir p'a life sempre, sentir a vibe sempre
Sei que cada dia é um fight, se correr mal aprendo
Eu vou sobrevivendo
Não vale a pena contar tudo, há dicas que só vendo
Não faltem forças p'a lutar, não sei sonhar pequeno

Um dos grandes arrependimentos do passado de Bispo é ele não ter estado presente quando os seus (família e amigos) precisavam dele, e ele agradece a uma das suas ex por esta não ter sido uma gaja qualquer, mas sim por ter acreditado nele e por ter tentado passar-lhe algum juízo. (quando ele usa a palavra “Lembra-te” está a fazer uma referência a uma música também da sua autoria com o nome igual).

Bispo também nos diz que mesmo nos momentos mais difíceis ele mostrou sempre um sorriso e que luta constantemente para alcançar os seus objetivos.

Mano eu tou vivo, ouve o que te digo
Eu não tou sozinho, comigo tenho 2725
Mano eu dinamizo, sigo o meu caminho
Eu não tou sozinho, comigo tenho 2725

Aqui acho que é o Bispo a falar para a vida ou para alguém que o tenta derrubar, mas ele diz que ainda está vivo, ou seja, mesmo com tudo o que lhe aconteceu até agora isso ainda não foi forte o suficiente para o derrubar, ele diz também que não está sozinho que tem o apoio dos seus (a "família" 2725, código postal da sua zona - Algueirão Mem Martins). Depois diz que dinamiza e que segue o seu caminho, ou seja, que está sempre ativo atrás dos seus sonhos, com o apoio dos seus claro.

Conto-vos pelos dedos, poucos mas suficientes
Conto-vos segredos quando não 'tamos cientes
Desconto em instrumentos, alguns dos meus sentimentos
No coração guardo momentos, amigos viram parentes

Aqui ele diz-nos que não tem muitos amigos/família, mas os que tem são de qualidade e partilha muitas coisas pessoais com eles, ao ponto de considerar alguns amigos dele família. Outro “escape” que Bispo tem é a música, já que diz que “Desconto em instrumentos, alguns dos meus sentimentos”.

Conto-vos pelos dedos, poucos, mas suficientes
Loucos, mas contentes, é diferente quando sentes
É intenso e fica sempre, tou a viver intensamente
Mais um brinde, eu tou vivo, ativo a viver o presente

Não quero saber do passado, do futuro não quero saber
Pensar muito aqui não cabe, tou a deixar acontecer
Eu também já fui soldado, mas tive que crescer
Aprendi a não ligar ao que os outros vão dizer

Bispo diz que já não liga nem para o passado nem para o futuro e o que lhe importa é viver o presente, fazer o que sente no momento e não ficar agarrado às coisas do passado ou a pensar e deslumbrar-se com o futuro. Ele também aprendeu que a opinião dos outros (sobre ele) não importa, o que importa é os seus sentimentos, objetivos e a sua família.

Ele diz também que já foi soldado, referência ao seu passado onde chegou a fazer parte da força aérea.

Mais um palco p'a pisar, se correr bem 'tá zero a zero
É importante não deixar o foco e cagar no que eu quero
Essas bitches vão tentar desviar-me, muito lero
Até damas dos meus tropas, é errado, não vos pero!

Mais um palco, mais um concerto, mais uma batalha e ele tem noção que tem de estar concentrado naquilo a 100% para poder vingar e não se pode distrair com outras tentações que também quer… “cagar no que eu quero”.

A dica do zero a zero é algo que ele usa para lhe dar garra e força para fazer com que ele continue sempre a dar tudo e não achar nunca que, por estar no topo ou tudo lhe estar a correr bem, que ele pode diminuir a força e a dedicação que põe nas coisas que faz.

Ele usa então o zero a zero para ele próprio, em que pensa
que mesmo se estiver a “ganhar 5-0”  para ele vai estar "0-0" o que lhe vai dar força para fazer o "1-0", atingir o "sucesso".

Existem também algumas gajas, até mesmo de amigos dele (p*tas), que querem desviá-lo do caminho certo, mas ele continua focado.

Todos os passos do caminho deram-me sempre algo
Os laços que eu fiz tão comigo em palco
Me'mo que me vejas só a mim, eles tão do meu lado
Se os vires vês atitude tipo que é um assalto

Todo o caminho que ele fez até estar onde está hoje serviu para ele aprender mais sobre a vida ou até lhe deu novos amigos e família, família essa que leva sempre para palco, ou literalmente, ou figurativamente no coração e na cabeça.

Ya, eu sonho alto, o sono bate mas mais um bocado
Eu aguento, sei que quando baicar vou bazar deitado
Se tou lento é o meu sangue, alcoolizado é o meu estado
Não somos filhos da me'ma mãe, mas irmãos na humildade

Como ele tem objetivos muito grande “sonho alto” ás vezes fica desanimado e pensa que não vai conseguir “o sono bate”, mas aguenta sempre essa pressão e volta a tentar alcançar os seus objetivos, porque no final ele vai bazar deitado, ou seja, quando ele for embora (na morte ou num concerto) vai sair tranquilo e relaxado “deitado” porque vai estar de consciência tranquila sabendo que cumpriu a sua missão e os seus objetivos.

Por isso eu agradeço, nunca esqueço, juro!
Seja qual for o preço eu permaneço puro!
Por isso eu agradeço, nunca esqueço, juro!
Seja qual for o preço eu permaneço puro!

Por fim penso que o Bispo deixa uma mensagem para a sua família a dizer que ele vai sempre agradecer e nunca vai esquecer o seu apoio deles, diz também que vai sempre permanecer puro, ou seja, vai continuar sempre com os seus ideias e a correr atrás dos seus objetivos e que não vai ser corrompido pela fama, dinheiro, gajas, etc…

Atenção! blogue baseado apenas na minha opinião, se não concordares ou tiveres interpretações e opiniões diferentes entra em contacto comigo pelas redes sociais a baixo para que possamos discuti-las, estou aberto a debates e quem sabe não mudes a minha opinião ! 

  • gmail logo
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page