
Moshpit
Opinião
"Moshpit" é uma música do ROGG, lançada em 2020, é uma música com um beat agressivo e que, na minha opinião, vem marcar o início de uma nova etapa na carreira do ROGG, eu acho que o ROGG lançou esta música para dizer ao mundo “eu encontrei-me, isto é quem eu sou, e a partir de agora é que vai começar a contar, por isso preparem-se”.
Música original: https://www.youtube.com/watch?v=d-xj_eYtbPQ
Dicas na letra
Nota: não está aqui a letra completa, apenas algumas das dicas que achei mais interessantes trazer e nas quais dou a minha opinião sobre o que elas significam, caso não tenhas percebido alguma outra dica ou não concordes com alguma das coisas que escrevi aqui entra em contacto comigo !!
Toda a gente me pergunta agora quem eu sou
Para onde eu vou, com quem eu 'tou, onde é que eu 'tou
Toda a gente me pergunta agora quem eu sou
O que mudou, o que bazou, o que ficou
Agora, anda toda a gente a querer saber do Rogg e da sua vida.
Toda a gente me pergunta agora quem eu sou
Toda a gente me pergunta
Toda a gente me pergunta agora quem eu sou
Aqui o Rogg repete a frase “Toda a gente me pergunta agora quem eu sou?”, Por causa desta repetição eu acho que são dois grupos de pessoas que lhe estão a fazer a mesma pergunta, ou seja, a primeira pergunta é feita pelas pessoas mais próximas, e referem-se ao facto de o Rogg ter mudado a sua forma de viver e de pensar, ou seja o Rogg de hoje mudou e já não é o Rogg que eles conheciam e por isso a pergunta. Já a segunda é feita pelas pessoas que o estão a descobrir agora, pois é atualmente que o Rogg está a começar a ser conhecido e falado, isto por causa da sua nova mentalidade e estilo de vida.
Hoje eu vivo a minha vida num moshpit, moshpit yeah
Ontem não chovia nada
Mas agora brother chove guito, chove guito yeah
Antes ela dava barra
Mas agora diz que eu 'tou bonito, 'tou bonito yeah
Toda a gente duvidava mas agora eu só me rio
Atualmente a forma de pensar e viver a vida do Rogg é num moshpit (moshpit é quando, num concerto, o público abre uma roda e quem está nessa roda anda uns contra os outros e aos saltos) ou seja, na linha da frente e de uma forma frenética e energética. Esta nova forma de viver revolucionou tudo, antes não havia dinheiro agora ele chove aos montes, antes ninguém o queria agora já dizem que ele está bonito por isso ele agora ri-se de todos os que duvidaram dele, quase como se nem ligasse para a opinião deles.
Dizias que eu não tinha modos mas agora tou no modo chic
Agora se eu 'tou a assinar, já não é de Bic
Água bebia do cano agora é Monchique
Hoje em dia já sou pago até para um ad lib
Rogg começa por fazer comparações da sua vida de agora e de antes e mostra a ostentação que é agora a sua vida, antes diziam que ele não tinha modos, mas agora ele está chique, ou seja, com dinheiro, elegante e bonito, antes assinava contratos com canetas bic agora só com canetas finas, antes bebia água do cano, agora só bebe água de marca (Monchique é uma marca de água), agora até para fazer improvisos lhe pagam.
Já confundes arrogância com o meu ego big
Já confundes arrogância com o que eu digo
Então da próxima não fales sem olhar para o teu umbigo
Senão prego-te um par de estalos, agora queres ser amigo?
Depois diz que estão a confundir arrogância com o seu “ego big”, aqui penso que faz referência a uma música do Dr. Dre com o nome “Big Ego´s” e na qual eu penso que ele dedica a música a todos os que pensam que são grandes, que tem um grade ego mas que quem é realmente grande é ele, o Dr. Dre) e eu acho que o Rogg se inspira nisto para dizer o mesmo, ou seja, estão a chamar arrogância ao que é real, ele não é arrogante, ele é mesmo bom no que faz.
Diz ainda para olharem para os seus umbigos antes de falarem a mais e alguns que andaram por ai a difama-lo ou a tentar manda-lo abaixo estão agora a tentar ser amigos dele.
Vivi na zona do perigo, rodeado de interesseiros
Brincadeiras à parte, estive nos piores recreios
Não sou o super homem, também tenho os meus receios
E um deles é que tu morras a aturar os meus defeitos
Aqui Rogg diz-nos que já viveu mal, na zona do perigo, e faz um jogo de palavras com brincar em recreios onde diz que agora vai falar a sério e que já estive em sítios ou posições bastante complicadas.
Diz ainda que não é o super homen, ou seja, mesmo com tanta ostentação e boa vida que começa agora a ter, também tem receios e medos e que um deles é “que tu morras a aturar os meus defeitos”, tive dificuldade em perceber o que ele queria dizer aqui mas acho que se refere a um ente querido, talvez a filha pois mais cedo faz associações a coisas infantis como “brincadeiras”, “recreio” e super heróis, e que tem medo que ele, ou ela se se referir mesmo à filha, venha a sofrer dos seus defeitos, dos seus erros e das suas más escolhas.
A vida é igual para todos, não sou celebridade
Já viste que a sorte é para os loucos
Então pronto deixa-me ser louco à vontade
Por fim diz-nos que “a vida é igual para todos, não sou celebridade” ou seja, o que a vida é para ti também é para ele, ele também tem dificuldades e desafios que teve e tem de ultrapassar e que não é por ter o que tem que se vai achar mais que os outros, diz-nos ainda que a sorte é para os loucos, os que fazem coisas fora do normal, que arriscam e que por isso deixem-no arriscar à vontade, deixem-no ser louco.

