top of page

Ilha de Honshu

Opinião

"Ilha de Honshu"​ é uma música de Valete com participação de X-Tense, lançada em 2020, é uma música com um beat agressivo e com um flow rápido que, na minha opinião, é um recado do Valete para todos os rappers que usam o rap para se enaltecerem e concentram-se demasiado na sua imagem com os seus grandes egos.

 

Música original: https://www.youtube.com/watch?v=3_qeXmXX2xY

Dicas na letra

Nota: não está aqui a letra completa, apenas algumas das dicas que achei mais interessantes trazer e nas quais dou a minha opinião sobre o que elas significam, caso não tenhas percebido alguma outra dica ou não concordes com alguma das coisas que escrevi aqui entra em contacto comigo !!

Enquanto as rimas do Valete fazem sentir adrenalina as dos outros rappers não iluminam, não trazem brilho nem ideias novas, concentram-se apenas na sua imagem (primadona vem do italiano “Prima Donna” e refere-se à/ao protagonista de uma ópera, ou seja, o que tem todas as atenções centradas nele, primadona também é uma marca de acessórios femininos portuguesa).

O flow é de Lisabona
Cada rima é riMadona
Os Jurras da Damaia de cima dizem que a cena é divina
Viris é sima nona

O flow do valete é de lisabona, lisboa (onde mora), a parte de riMadona eu acho que ele quer dizer que cada rima dele ri, ou seja, troça e goza com as “madonas” que andam por ai, ou seja, não a madona em si mas todos os rappers ou aquelas pessoas que se são muito egocêntricas e concentram-se muito sem si mesmas, (falou da madona porque esta já morou em lisboa e é uma pessoa super conhecida e que atrai muitas atenções). Damaia é a região de lisboa onde mora.

Sinfonia, em sintonia
Em sincronia com aquele hip-hop que não dá de fuga

 

“aquele hip-hop que não dá de fuga” é uma característica do Valete, a música dele é interventiva e toca diretamente em assuntos que ou ninguém fala ou têm medo de falar.

Eles dizem voilá, quando trago o bla bla

Toda a gente fica espantada sempre que sai um novo som do Valete porque ele traz aquilo que era preciso, que estava a precisar ser dito, “voilá” – “está aqui” e porque realmente tem muita qualidade.

V é tipo Ala na tuga

Depois faz um jogo de palavras com Alá (palavra que significa deus em árabe) e com a posição ala no futebol, ou seja, “Alá na tuga” de deus porque ele o melhor e “ala na tuga” de futebol porque os jogadores que jogam nessa posição no futebol tem as características de serem rápidos (como o flow dele neste som) de fazerem muitas fintas (os incríveis duplos sentidos e metáforas com que ele carrega as músicas) e de fazerem golos (o facto de Valete ser objetivo, de ir ao ponto da questão) Cristiano Ronaldo e Mbappé jogam nessa posição e são jogadores muito conhecidos por essas características (velocidade, fintas e golos) e por se concentrarem muito na sua imagem (primadona), Alá também é um deus, logo também se concentra muito na sua imagem.

Meu flow é ballet, críticas é má fé
Viris é Mbappé, sem chance
Ganhar ao nigga Valete jamais
Quando é pa’ rimar, mano
Sabes nunca há descanso

Valete vai agora buscar o jogador Mbappé, que também já falei em cima, por ser um jogador que joga na posição ala e diz que nunca nenhum dos rappers “prima-donas” lhe vai ganhar a rimar, ou seja, Valete é um vencedor como o jogador Mbappé, que com os seus 20 anos já ganhou muita coisa na sua carreira, incluindo um mundial.

Valete vai usando bastantes palavras em Francês até aqui (voilá, ballet, jamais) tudo referência ao jogador Mbappé que também é francês.

Aqui valete usa sempre uma sigla para terminação, e fala para os rappers que se concentram muito na sua imagem “primadonas”, QB – Quanto baste, ou seja, para te derrotar nem preciso de usar as minhas melhores rimas, PT – Portugal, diz que eles são os piores aqui em Portugal, CD – Compact Disc, e que ainda ontem estava a ouvir um cd deles e que viu que o rap deles é de BD – Banda Desenhada, ou seja não é real, as rimas são de brincadeira, TV – televisão e CC – Curto Circuito, Valete diz que nem sabe como é que estes rappers vão para a televisão, como é que lhes dão tempo de antena e goza com a entrevista deles no CC, programa da SIC radical onde são feitas entrevistas, TT – Tiago Teixeira, aqui Valete faz referência a este cantor português e termina com o PP – Paulo Portas, que é uma possível referência ao Paulo Portas onde diz que nem ele (PP) nem os rappers “primadona” conseguem convencer ninguém ou como PP – Pepê Rapazote, que é apresentador e ator e que também não consegues convencer ninguém, igual ao rappers “primadona”.

Boom Shaka Laka significa “na tua cara!”, “toma!”

Waka Floca - foi um rapper bastante popular no ano de 2009 e 2010

Martataca – uma mixtape lançada em 2008 pela rapper portuguesa M7

Ou seja, enquanto toda a gente ouvia o mainstream (Waka Floca) o Valete andava a ouvir o que era mais underground (martataca).

Vim de Marte e de Smart

Por isso é que vês que eu estacionei à primeira
Eu saio e começo a vomitar
Vi terráqueos
Só vinha pelas bolas de cristal, isto não

Nem falo outra língua, têm-me lido mal, diagonal
E agora queixam-se que eu tenho rimado em itálico

Aqui Valete diz que enquanto ele andava a adquirir cultura o restante andava a “delirar” com Rosa Acosta que era, dançarina de ballet (a ligar novamente com o que já tinha dito acima) e modelo fitness.

Penso que aqui Valete diz para os rappers “primadonas” terem quidado com os “ninjas” que são os rappers iguas ao Valete, ninjas são aqueles peritos na arte do oculto e quando atacam são rápidos e eficazes, igual ao Valete, arte do oculto é uma referência ao underground e ele quando “ataca” quando solta um novo som também é rápido e eficaz, vai direto ao ponto.

Aqui entra o X-tense e usa bastantes onomatopeias, “Tick tack” e “Click clack” é um relógio, ou seja, o tempo dos rappers “primadonas” está a acabar, “Tchck pau” é ele a disparar uma arma e a “mata-los” e depois diz que falou o silenciador na língua (língua que é a arma dele) para fazer o “piuf piuf” que é o som de uma arma com um silenciador.

Aqui X diz que veio de marte e de smart, ou seja, que é um “extraterrestre” e que é inteligente (smart em inglês) e que não veio só pelas bolas de cristal, possível referência ao Agir, cantor português que tem uma música chamada de “Bola de cristal”.

X -tense diz que não o têm percebido, não têm entendido o que ele diz nas suas letras porque o têm lido só na “diagonal”, têm no lido à pressa, e faz um jogo de palavras com “rimado em itálico” pois cando colocamos algo escrito em itálico, aquilo fica inclinado na diagonal.

Iran pode ser referência ao pais que é conhecido por andar sempre em guerras, logo “iran matou-te” ou pode ser referência ao cantor Iran Costa, conhecido pelo single “O Bicho” que juntava nas suas músicas os géneros pimba e pop.

Atenção! blogue baseado apenas na minha opinião, se não concordares ou tiveres interpretações e opiniões diferentes entra em contacto comigo pelas redes sociais a baixo para que possamos discuti-las, estou aberto a debates e quem sabe não mudes a minha opinião ! 

  • gmail logo
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page