
Fala Bonito
Opinião
"Fala Bonito" é uma música do Papillon, lançada em 2020, produzida pelo LHAST, é uma música com uma grande mensagem como de resto o Papillon já nos habituou, penso também que neste som é contada uma história entre um rapaz que tenta seduzir uma rapariga.
Música original: https://www.youtube.com/watch?v=7B8bu9P3IkQ
Dicas na letra
Nota: não está aqui a letra completa, apenas algumas das dicas que achei mais interessantes trazer e nas quais dou a minha opinião sobre o que elas significam, caso não tenhas percebido alguma outra dica ou não concordes com alguma das coisas que escrevi aqui entra em contacto comigo !!
Mamã falou p'a não falar com estranhos
Mas como é para ti vou abrir excepção
Dama boa, adoro todos os teus ângulos
Estás a combinar com a minha intenção
Se 'tás alone relaxa que eu te acompanho
Vou te escoltar como numa procissão
Babysitter não é o meu trabalho
Mas baby cuidar de ti é a minha profissão
Então...
Aqui Papillon conta-nos a história de um rapaz que ficou atraído por uma mulher por causa do seu corpo “Dama boa, adoro todos os teus ângulos” e que prometeu ou prometia cuidar dela e acompanhá-la.
Fala bonito
Se estás a sentir como eu estou-te a sentir
Fala bonito
Se ainda não sabias deixa que eu te ensino
Fala bonito
Não dou nas vistas mas sou todo ouvidos
A intuição fala e dela não duvides
Já não se fazem conexões assim
(Xeh, cuidado)
“fala bonito” refere-se a todos aqueles que têm um bom paleio e fazem grandes promessas ou contam grandes histórias mas é tudo treta e as palavras que eles dizem não trazem ações, são falsas.
E este refrão é a mulher a ser “seduzida” pelo rapaz que sabe falar, que fala bonito “Se ainda não sabias deixa que eu te ensino”.
Ela disse eu já vi que tens jeito com palavras
Mas o vento leva tantas, que não sobra nada
People que só fala e depois abracadabra
Já não dá p’ra acreditar nesses contos de fadas
Aqui é a resposta da rapariga que acaba por não ir na cantiga do rapaz e não se ilude com as suas palavras nem cria expectativas, até diz “Mas o vеnto leva tantas, que não sobra nada” ou seja “palavras levas o vento”, ou seja, o que dizes, as tuas palavras não tem estrutura, fundamento, não são reais, são tão frágeis que até o vento as leva, depois também temos “Peoplе que só fala e depois abracadabra”, ou seja, a rapariga diz ao rapaz que ele é igual aquelas pessoas que falam mas não fazem acontecer, como o abracadabra, que o que os mágicos dizem quando fazem desaparecer qualquer coisa.
E amar é uma loucura e tu sabes
O jogo é perigoso e arriscado
Não sei o que é que tenho p’la minha frente
Mas sei quem quero do meu lado
Eu não quero Gucci nem Prada
Eu só quero sinceridade
Eu não compro palavras caras
Então
Aqui ela (a rapariga da história) continua a recusar a proposta do rapaz, ela diz que amar é uma loucura e que é um jogo muito arriscado e que se fosse na cantiga do rapaz não sabe o que estaria à espera dela no futuro, contudo ela sabe o que quer e o que ela quer é apenas alguém que seja sincero com ela e que não “fale bonito” que não use palavras caras porque ela não compra isso.
Nós estamos no zero a zero
(Zero a zero)
Zero a zero
(Zero a zero)
Zero a zero
(Zero a zero)
Porque o nosso game começa assim
Nós estamos no zero a zero
(Zero a zero)
Zero a zero
(Zero a zero)
Na parte do “zero a zero” penso que seja uma insistência do rapaz, ou seja, ele diz que ela está errada e que está tudo “zero a zero”, que está tudo empatado entre eles. (pois a rapariga ao dizer que o rapaz estava a “falar bonito” para ela, significa que ele tinha algumas intenções por traz, porque se o rapaz estivesse a ser sincero ele não iria tentar engana-la, logo não iria tentar “falar bonito” para ela, sendo assim, se ela aceita-se a proposta do rapaz o rapaz iria começar com mais pontos que ela pois já tinha um plano por traz, logo não iria estar tudo empatado (“zero a zero”) mas sim “um a zero” com o rapaz a ganhar.)
Tira a máscara p’ra ver quem...
Tira a máscara p’ra ver quem...
Tira a máscara p’ra ver quem és
(Porque o nosso game...)
Tira a máscara p’ra ver quem...
Aqui a rapariga pede para o rapaz “tirar a máscara”, ou seja, se revelar, para ele mostrar as suas verdadeiras intenções.
Conversa que prende
Nos liberta a mente
Quem fala se entende
Quem cala consente
Mas há people que mente
Com todos os dentes
Com o passar do tempo vês que muita gente só...
Por fim penso que seja o próprio Papillon a falar e ele diz-nos que existem muitos “faladores bonitos” por ai que te vão tentar enganar e que se ficares calado vais ser enganado mas que se falares consegues te livrar deles “Quem fala se entende // Quem cala consente” e que só com o tempo é que vais aprender a identificar esses charlatões.

